1 de nov. de 2009

A EGOLATRIA


"Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus."
Jo 12:43
Egolatria é a palavra de origem grega que se define assim:
Ego – Eu + Latros – Adoração, traduzimos então EGOLATRIA por ADORAÇÃO A SI MESMO.
Esta síndrome tem afetado a igreja e os cristãos, pessoas que, em determinado momento, são tomadas por esse sentimento de prestígio, poder, fama e, que em razão disso, abandonam a Deus e se esquecem do evangelho.
Negam a sua verdadeira fé para serem aceitos nos grupos sociais em evidência, ganham cachê de artista, possuem camarim, cobram para se apresentar, entretem o publico em eventos evangelísticos, cruzadas, convenções, etc.
Constantemente temos convivido com este tipo de comportamento que infelizmente se tornou aceito dentro de muitas denominações.
Cobram para cantar ou para contar estórias em formato de pregação e a pregação do evangelho que é indiscutívelmente mais importante, essencial e prioritária, fica para segundo plano.
A pregação da palavra exige daquele que a transmite fidelidade ao texto e ao contexto. Sem falar da contextualização com a própria mensagem, haja vista não haver nenhuma menção nas escrituras sobre cobrar para louvar a Deus ou pregar a sua Palavra.
Desta forma, não podemos chamar estas pessoas de adoradores ou preletores. O termo que mais se encaixa é: CANTORES E ANIMADORES DE PALCO.
Milhares de cristãos estão usando do dom que gratuitamente receberam. Cobram e pagam um alto preço por essa posição adotada.
Características de um ególatra:
São soberbos ao extremo.
São indisciplinados, rebeldes a qualquer autoridade.
São insensíveis aos sentimentos alheios.
São irresponsáveis espiritualmente dizendo.
São péssimos testemunhos diante da sociedade secular e cristã.
São corruptos às suas convicções.
São fraudulentos e mentirosos.
São exóticos extravagantes.
São exigentes.